Assim como os diversos setores de serviços, o mercado de comunicação
começou 2013 com expectativas de crescimento. O fato é que o setor de
comunicação já registrou um bom aumento nos últimos anos. Somente em
2012 a alavancagem foi de aproximadamente 17% e, para este ano, o
otimismo continua nas agências de comunicação, que projetam um
crescimento médio de 19%. Os dados fazem parte de uma sondagem realizada
pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).
Parte dessa expectativa está diretamente ligada ao mercado
consumidor, que também registrou bons índices nos últimos anos e, com
isso, trouxe uma série de novas tendências para todos os setores. Entre
eles o acesso do consumidor à informação, que está cada vez mais
facilitado, a propagação das redes sociais e o poder de comunicação que
esse consumidor exerce sobre determinados grupos. Por isso, a
necessidade de monitoramento de imagem das empresas se torna cada vez
mais essencial.
Mas não é somente essa questão que incentivou o crescimento do
mercado de comunicação. As empresas passaram a agregar novos valores e a
verba destinada para a comunicação passou a ser vista como um
investimento e não mais como um gasto extra e desnecessário. Além disso,
o planejamento estratégico dos negócios também auxiliou nesse processo.
Outra perspectiva importante, e que é vista como uma qualidade do setor,
diz respeito ao profissional de comunicação. A experiência que esse
profissional carrega permite que ele tenha uma visão abrangente de todos
os tipos de áreas, assimilando diversas informações ao mesmo tempo.
Esse conceito é visto como uma visão multidisciplinar, cada vez mais
imprescindível ao universo dos negócios. Em toda essa esfera, o
profissional é capaz de analisar o acirramento da concorrência, a
segmentação da mídia e o surgimento de novas tecnologias de informação.
Em se tratando de novas tecnologias, apesar de o tema estar batido,
não é possível descartar a influência exercida pelos novos canais de
comunicação. As redes sociais, por exemplo, são um meio de comunicação
em expansão – mesmo apesar de muitos especialistas já terem apontado a
queda de mídias como Facebook e Twitter.
Por isso, 2013 será um ano ainda mais otimista para as agências de
comunicação. O trabalho continuará intenso, e torcemos que essas
expectativas sigam as tendências de crescimento do ano anterior.
Texto de: Karin Villatore
Fonte: Retirado do Blog da Escola de Rádio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI !!!