Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

domingo, 17 de março de 2013

Cresce o mercado das comunicações.

Assim como os diversos setores de serviços, o mercado de comunicação começou 2013 com expectativas de crescimento. O fato é que o setor de comunicação já registrou um bom aumento nos últimos anos. Somente em 2012 a alavancagem foi de aproximadamente 17% e, para este ano, o otimismo continua nas agências de comunicação, que projetam um crescimento médio de 19%. Os dados fazem parte de uma sondagem realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Parte dessa expectativa está diretamente ligada ao mercado consumidor, que também registrou bons índices nos últimos anos e, com isso, trouxe uma série de novas tendências para todos os setores. Entre eles o acesso do consumidor à informação, que está cada vez mais facilitado, a propagação das redes sociais e o poder de comunicação que esse consumidor exerce sobre determinados grupos. Por isso, a necessidade de monitoramento de imagem das empresas se torna cada vez mais essencial.
Mas não é somente essa questão que incentivou o crescimento do mercado de comunicação. As empresas passaram a agregar novos valores e a verba destinada para a comunicação passou a ser vista como um investimento e não mais como um gasto extra e desnecessário. Além disso, o planejamento estratégico dos negócios também auxiliou nesse processo.

Outra perspectiva importante, e que é vista como uma qualidade do setor, diz respeito ao profissional de comunicação. A experiência que esse profissional carrega permite que ele tenha uma visão abrangente de todos os tipos de áreas, assimilando diversas informações ao mesmo tempo. Esse conceito é visto como uma visão multidisciplinar, cada vez mais imprescindível ao universo dos negócios. Em toda essa esfera, o profissional é capaz de analisar o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e o surgimento de novas tecnologias de informação.
Em se tratando de novas tecnologias, apesar de o tema estar batido, não é possível descartar a influência exercida pelos novos canais de comunicação. As redes sociais, por exemplo, são um meio de comunicação em expansão – mesmo apesar de muitos especialistas já terem apontado a queda de mídias como Facebook e Twitter.

Por isso, 2013 será um ano ainda mais otimista para as agências de comunicação. O trabalho continuará intenso, e torcemos que essas expectativas sigam as tendências de crescimento do ano anterior.

Texto de: Karin Villatore

Fonte: Retirado do Blog da Escola de Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !!!