Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Tema do dia - Saúde !


Preços Abusivos de Remédios

De uns anos para cá cada vez mais o preço dos remédios vêm aumentando, pesquisas mostram que até os remédios genéricos, criados com o objetivo de serem mais baratos, estão com preços a cima da média em comparação com outros países. Sabemos da existência da inflação que se aplica a maioria dos produtos que compramos, mas no caso dos remédios não é meio absurdo que seus preços aumentem tanto?


Uma pesquisa feita pelo Idec (Instituto de Defesa do consumidor) afirma que os brasileiros pagam duas vezes mais que os suecos para comprar o mesmo medicamento, e levando em conta que na Suécia o piso salarial é bem maior que no Brasil isso não faz o menor sentido. Por isso mesmo os pesquisadores foram a fundo, pesquisar o custo da produção dos remédios em nosso país, uma das razões seria o gasto excessivo no marketing, no ano passado a CPI dos medicamentos descobriu que mais de 60% da planilha de custos é destinado à publicidade e apenas 20% na produção.


Podemos pensar que com a concorrência de tantos medicamentos usados para o mesmo propósito o preço deveria diminuir, mas isso não acontece, sem falar que o preço dos analgésicos é 78 vezes mais caro, uma das soluções sugeridas pelos pesquisadores é de aumentar as compras do SUS (Sistema Único de Saúde) ou a produção pública, a fim de atender mais famílias com um custo menor. 


Em entrevista com Elaine Quinderé que já precisou de remédios controlados ela afirma: “Eu tomei remédio controlado por um tempo e meu pai toma também. Na minha época, eu só precisava ligar pra minha médica e ela me dava uma receita nova, pra quando eu quisesse comprar, mas eu nunca precisei comprar, porque minha médica sempre me deu. No caso do meu pai, a gente reclama dos preços, mas não pode fazer absolutamente nada porque é um remédio que ele não pode passar sem. O ruim é que todo mês a gente tem que ir ao médico, pagar uma consulta só pra poder pegar esse remédio.”
Uma das soluções existente em outros países, como o Reino Unido, é que o sistema único de saúde deles funciona e a taxa paga pelos remédios é única: 10,50 libras. Não importa a quantidade de remédio ou por quanto tempo a pessoa precise, sempre que esta (a pessoa) precisar comprar, a taxa será única. Nosso país tem muitos problemas, mas em se tratando de  saúde e educação, é essencial exigir para nossos governantes uma taxa que seja acessível ao nosso povo, pois sabemos que grande quantidade de consumidores vivem com condições financeiras baixas ou baixíssimas. Traduzindo, como podemos nos tratar de doenças graves sem ter estes tais remédios em mãos? Fica aí a questão e meu posicionamento acerca deste tema que deveria realmente ser mais analisado e levado a sério.


Por: Bárbara Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !!!