Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terremoto atinge Turquia; número de vítimas pode chegar a mil

Um forte terremoto, de magnitude 7,2 atingiu na manhã de ontem a Turquia e provocou estragos na província de Van, próxima à fronteira com o Irã. Balanço preliminar apontava ao menos 138 mortos e 350 feridos, conforme anunciou o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

A estimativa do Instituto Sismológico de Kandili, em Istambul, é de que o número de mortos fique entre 700 e mil. Cerca de quatro mil prédios foram danificado e 50 desabaram completamente.


O Exército participou dos trabalhos de busca por sobreviventes entre os escombros dos edifícios desabados e o Crescente Vermelho se mobilizou para enviar barracas e pessoal para a zona afetada. A agência oficial Anatólia indicou que cerca de 50 pessoas tinham sido hospitalizadas em Van, onde, segundo autoridades locais, o aeroporto permaneceu em operação.


O epicentro do terremoto, que ocorreu às 10h41min (8h41min de Brasília), foi localizado 19 quilômetros a noroeste de Van e a uma profundidade de 7,2 quilômetros, indicou o USGS americano, instituto de referência mundial em matéria de terremotos. Quinze minutos depois, uma réplica no mesmo ponto foi registrada, mas a apenas 5,6 quilômetros de profundidade, segundo a mesma fonte.


O tremor cortou a distribuição de eletricidade na região e linhas de telefone também ficaram desativadas.


O primeiro-ministro da Turquia deu início aos trabalhos para avaliar a dimensão dos danos da tragédia. Está marcada para hoje uma reunião com o governo para decidir como será o esquema de ajuda às famílias. (Das agências de notícias)

Saiba mais


O terremoto de ontem está entre os mais fortes da história da Turquia, e o pior em 12 anoss.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou condolências às vítimas e disse que está disposto a ajudar as autoridades turcas.


Durante a proclamação da “libertação” da Líbia, o líder do Conselho Nacional de Transição, Mustafa Abdel Jalil, também ofereceu “condolências e orações”.


A Otan e países como China, Japão, Azerbaijão e Israel ofereceram ajuda internacional.


Em maio deste ano, duas pessoas morreram e 79 ficaram feridos quando um tremor atingiu a região de Simav, no nordeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !!!