Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Governo do Estado "salva" Cine São Luiz

Símbolo da época áurea da cultura e do cinema no país, o Cine São Luiz que há pouco encontrava-se em franca decadência, foi comprado pelo Governo do Estado do Ceará na tarde do dia 24 de outubro de 2011, passando a integrar o patrimônio cultural do Estado.

Com sua arquitetura refinada - projeto de Humberto da Justa Menescal - o Cine São Luiz, inaugurado em 26 de março de 1958, tinha capacidade para 1.500 espectadores, que é muito superior à capacidade das atuais e modernas salas de projeção. Seus primeiros anos de funcionamento foram os seus melhores, muito bem freqüentado por pessoas obrigatoriamente vestidas em trajes de passeio completo, entenda-se paletó e gravata para os homens e vestidos longos para as mulheres exibiram em suas telas, clássicos do cinema mundial como Casa Blanca, E O Vento Levou, dentro tantos outros filmes que são referências aos grandes cineastas.

Ir ao Cine São Luiz era e ainda é um programa singular visto que, a contemplação de seu piso e suas escadarias em mármore Carrara aliadas ao seu três imensos lustres de cristal importados da antiga Tchecoslováquia são de uma beleza visual tão intensa que por si só já seriam um motivo suficiente para uma visita.

Com a assinatura do contrato de compra e venda no valor de R$ 2 milhões e a criação do Centro multiuso Luiz Severiano Ribeiro, o Governo do Estado do Ceará dá prosseguimento ao projeto de revitalização do corredor cultural do centro de Fortaleza.

Segundo o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o Cine São Luiz, uma vez reativado como equipamento público cultural, torna-se solo fértil de possibilidades (cinema, teatro, shows musicais, etc.).

E dessa forma, visando o bem da cultura o Governo do Estado de forma indireta preserva um dos prédios mais belos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !!!