Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

quarta-feira, 26 de março de 2014

[EXCLUSIVO] Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil, concede entrevista ao blog.


Olá amigos, conforme anunciei no Facebook, estou fazendo uma longa pesquisa sobre a vida de Rachel Sheherazade, âncora do principal telejornal da emissora de Silvio Santos (SBT). Com EXCLUSIVIDADE informo aos meus leitores e seguidores do blog, que logo em breve, estarei fazendo a apresentação do meu TCC. O projeto é basicamente falar sobre o JORNALISMO OPINATIVO, algo que Rachel sabe exercer com vigor. Logo abaixo, você irá conferir certas informações (respostas) que a jornalista me enviou com muito carinho.



Raimundo, seguem, abaixo, as respostas às perguntas que me enviou.
Att,

Rachel Sheherazade


1 - Jornalismo pra você é uma paixão. Mas como você avalia a nossa
categoria ? Avaliando a tal categoria, o que mais lhe pertuba e o que
mais lhe agrada ?

Jornalismo para mim é uma missão. Cumprimos a missão de informar e formar cidadãos conscientes da realidade a sua volta, de seus direitos e suas obrigações. Nós, jornalistas, Somos os olhos que investigam, os ouvidos que apuram, a voz que denuncia. Acredito que nosso papel social é importantíssimo porque é, acima de tudo, transformador. É exatamente isso que mais me agrada na nossa profissão: o poder de transformar o indivíduo e a sociedade através da informação.

O que mais me perturba no Jornalismo são as amarras que impedem muitos profissionais de cumprir bem o seu papel. O comprometimento da imprensa tem que ser eminentemente com a verdade dos fatos – doa a quem doer. Mas, infelizmente, noto que muitos veículos acabam agindo como marionetes do poder político e econômico. Isso transforma o jornalista num mero porta-voz dos poderosos, um assessor de imprensa de governos e partidos.


2 - Você tem uma opinião forte sobre o que acontece ao seu redor,
correto ? O que seria esse forte que, não sou eu quem disse, mas sim,
o Datena (Band) afirma com louvor ?

A opinião forte é a opinião livre. Não tenho cabrestos, não sigo a multidão, não remo a favor da correnteza do politicamente correto – nem sempre correta. Falo com firmeza porque falo com convicção, porque só defendo aquilo em que eu acredito. Meu falar é como manda o Evangelho: sim sim, não não.  


3 - Ser uma porta-voz da sociedade brasileira, principalmente dos
menos esclarecidos, é algo saudável para a sua imagem ? Justique.

Nunca me propus a ser porta-voz da sociedade. Sou porta-voz das minhas certezas. Mas, como estou sempre em sintonia com as necessidades do meu povo, principalmente, dos mais esquecidos, acabo sendo uma representante dessa parte da população e uma defensora de seus anseios. Tenho ouvido muito dos telespectadores que falo o que eles não podem dizer. Que sou a voz de quem não tem vez.

4 - O SBT tem como patrão o senhor Senor Abravanel, conhecido na mídia
como Silvio Santos. Em certo momento, em um ano distante e que, não me
recordo agora, ele disse que na emissora dele só trabalham jornalistas
que dão INFORMAÇÃO e nada mais. E agora ? O que fez ele mudar de
atitude ao seu ver ? Será que com a sua entrada no SBT BRASIL, a
filosofia dele de ver jornalismo mudou ?

Não sei se ou o que mudou no modo do Sílvio Santos enxergar o jornalismo. Você teria que perguntar diretamente ao patrão.

5 - A senhora se sente incomodada com algum assunto midiatico do
momento ? Ter sido escrachada pela Veja e Carta Capital é algo
rotineiro. Você considera como uma inveja ?


Quando alguém está em evidência, é natural que seja alvo de críticas e elogios da mídia. Isso acontece frequentemente e é natural, principalmente em se tratando de alguém como eu que despontou no jornalismo fazendo críticas incisivas a poderosos. Se meus colegas tem reservas para falar de certos partidos ou governos, eu tenho coragem. Até porque não tenho comprometimento com nenhuma legenda ou homem público. Quanto às críticas e às inverdades veiculadas em determinadas revistas e blogs de autoria duvidosa, não sejamos ingênuos. Nós que vivemos os bastidores do jornalismo sabemos bem a que interesses servem certos veículos. Não me refiro à VEJA, uma revista que sempre se pautou com responsabilidade e respeito diante dos fatos e sempre fez questão de me ouvir antes de emitir qualquer informação. Mas, outros veículos que publicaram calúnias a meu respeito não têm o mínimo de credibilidade e não passam de porta-vozes de interesses escusos. O compromisso deles, obviamente, não é com a verdade, com a informação. Quer saber da idoneidade de um veículo? Pergunte quem o financia.

6 - Qual seu maior sonho de vida ? Se você n fosse jornalista, faria o q ?

O maior sonho da minha vida é a minha família. E se não fosse jornalista, seria um milhão de coisas. Tenho vários interesses, outras vocações. Poderia ser uma mãe de família, dona de casa, e o seria com muito orgulho. Seria uma ótima artesã, ou arquiteta. Como juíza ou advogada também acredito que seria competente. Tenho muito jeito com crianças, portanto, ficaria feliz trabalhando com elas. Poderia montar um negócio, virar empresária. Já fui professora de inglês e faria isso outra vez. Gosto de plantas e jardinagem. Poderia ser uma excelente anfitriã se tivesse um hotel ou pousada. Na tv, também encararia com entusiasmo outros projetos fora do jornalismo. São muitas as possibilidades.  

7 - Rachel, o que a imprensa chama de jornalismo opinativo é o
trabalho que vc exerce diariamente ou é um equívoco meu ? OPINIÃO tem
que ser necessariamente do jornalista ?

Fazemos jornalismo opinativo, pois vamos além da comunicação do fato. Nós mergulhamos na notícia e a analisamos sob nosso ponto de vista particular. Portanto, é isso que fazemos: jornalismo com análise e opinião. E a opinião pode ser de qualquer um: de um técnico, um leigo, de um curioso, até mesmo de um jornalista. 


8 - Representar a nação nordestina é algo maravilhoso. Fico feliz.
Agora, no caso da garota que falou mal da nossa região, o q vc tem
mais a acrescentar ? Você acha que ainda há mtos preconceitos ?

Não tenho nada mais a acrescentar. Preconceito é, como eu disse, e repito: pura ignorância.

9 - Quero dados seus referente ao que vc fez no jornalismo. Sem ser no
meio televisivo

Trabalhei como repórter nas afiliadas da Record e da Globo na Paraíba. Fui âncora, entrevistadora e comentarista na afiliada do SBT. Fui assessora de comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba. E também atuei como repórter especial do Tribunal de Justiça da Paraíba para a TV Justiça em Brasília.

10 - Quero maiores detalhes sobre o modo SBT de fazer jornalismo. A
filosofia da empresa. A sua filosofia.

Os princípios do jornalismo no SBT são a imparcialidade, a credibilidade, a seriedade. Fazemos um jornalismo didático, moderno, popular, apartidário e respeitoso para com o público. Esses são princípios pensados e imprimidos pelo empresário Sílvio Santos, para que o jornalismo da emissora possa bem informar “para melhor formar nosso povo e nossa gente”.     
Minha filosofia de jornalismo se resume em uma palavra, um princípio que é, ao mesmo tempo, revolucionário e libertário: VERDADE.

terça-feira, 25 de março de 2014

[EXCLUSIVO] Cobertura do evento "Fun Party" - Subsolo Pub




Na noite de ontem (24), estive participando do evento "Fun Day", no Subsolo Pub. O Subsolo Pub é o mais novo conceito de bar-boite da Capital. Conferi de perto, fiz altos cliques e fiquei encantado com a qualidade musical dos artistas que lá estavam se apresentando. Especificamente ontem, as atrações foram o conceituado DJ Morr (Ronaldo Navarro) e a Banda Locomotiva (que toca músicas Pop de excelente gosto, desde 1999). Sou suspeito pra falar, mas jamais esperava encontrar tanta gente conhecida da mídia e, porque não, o empresário e colega, Cláudio Ary, dono da Fun TV.

Além de minha pessoa, outro veículo de comunicação esteve presente no evento: o Paparazoom, pertencente a grande publicitária de alto teor de inteligência e marketing - Jaqueline Maia.

Tratando agora sobre o set que o DJ Morr tocou, posso dizer com toda a certeza do mundo: FOI TOP. Hits de Lana Del Rey - Summertime Sadness, a versão 2014 de Depeche Mode - Enjoy The Silence, o mais novo sucesso de Daft Punk - Lose yourself to dance, dentre outros, estiveram em sua playlist fenomenal. 

Parabéns a todos os envolvidos e agradeço também ao DJ ITAQUE FIGUEIREDO pelo convite e indicação e, consequentemente, ao talentoso colunista - Pompeu Vasconcelos.

Era isto e continuem acompanhando as minhas redes sociais,sempre com bons cliques e jornalismo com qualidade. Era isto !







                                                                          DJ Morr



                                             Eu e meu querido amigo Ronaldo Navarro (DJ Morr)



                                   DJ Morr e DJ Itaque Figueiredo - Donos da PLUGG Agência de Djs


1015 pessoas foram assassinadas no Ceará nos primeiros 84 dias do ano

Mil e quinze pessoas foram assassinadas no Ceará até às 23h59 deste domingo (23). O número representa 12,4 mortes por dia. Em Fortaleza, os números também são alarmantes: no ano passado, 2.017 pessoas foram assassinadas na capital, o que representa 5,5 mortes a cada dia.  Só no carnaval de 2014, 25 pessoas foram assassinadas em Fortaleza.
De acordo com levantamento da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México,  Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo e a segunda do Brasil. São 72 assassinatos por 100 mil habitantes. Acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera uma epidemia de violência.
Hoje, o estado do Ceará tem 58 mil foragidos, 11 mil deles acusados por homicídio. “O criminoso, no Ceará, para ser preso, tem que ser muito azarado. A Polícia Civil não tem efetivo pra investigar nenhum crime”, destaca o presidente do sindicato de Policiais Civis do Ceará, Gustavo Simplício Moreira.
A secretaria de Segurança discorda dos números e tenta justificar. “A gente tem uma situação que não é de conforto. Mas você tem a polícia fazendo o seu papel, dando as respostas adequadas. Para você ter ideia, nós realizamos nos últimos cinco meses cerca de 10.500 prisões em flagrante”, destaca o Servilho de Paiva, secretário de segurança do Ceará. De acordo com a SSPDS, mil novos policiais estão em treinamento e devem reforçar o contingente que hoje é de 15 mil homens;
O governador Cid Gomes culpa as drogas e a impunidade pelo aumento das mortes e defende a diminuição da maioridade penal. "Hoje temos problemas na legislação. Há necessidade de encurtar os prazos, os processos, redução de recursos. Há uma discussão sobre redução de maioridade penal. Isso é sempre polêmico. Eu penso, sinceramente, que há uma idade menor que 18 anos em que as pessoas já podem ser conscientes do que estão fazendo. E esse é um assunto que eu coloco mas não é da nossa alçada", afirmou.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Shopping em construção da Capital pega fogo

Na tarde desta segunda-feira (10), por volta das 15 horas, iniciou-se um incêndio de uma dimensão inexplicável nas obras do shopping Rio Mar que, ainda não tem data certa para entrega à população. Segundo o que está sendo veiculado na grande mídia, a obra que segue em ritmo acelerado, está sendo controlada pelo Corpo de Bombeiros que ainda encontra-se no local. 

A nossa reportagem também informa em primeiríssima mão, relatos da população revoltada com mal-cheiro e, insatisfeita com o ritmo de atendimento no terminal do Papicu.

Outras informações vocês conferem em tempo real nas minhas redes sociais.

Confira abaixo duas fotos referentes ao fato citado acima.

Era isto.





Foto enviada por Priscilla Levy (colaboração)


Fumaça sendo vista por outro ângulo