Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

sábado, 8 de setembro de 2012

Globalização .....


A globalização é um processo de integração entre as diversas  partes do planeta. E para que essa integração seja bem desenvolvida, há um fluxo de dois perfis. São eles: Fluxo materiais, ou seja, fixos e, fluxos imateriais como, por exemplo, os meios de comunicação e as bolsas de valores. Nós precisamos de um bom transporte, boa educação, uma internet 3G, uma internet de qualidade, etc.

Aqui no Brasil, temos algo bem claro. No Sul e no Sudeste existe mais infra-estrutura do que os outros estados. O nível de imigração para estas regiões foram maiores, o que acabou de certo modo favorecendo o nosso país.
As pessoas conseguem circular bem, devido ao transporte público, porém é necessário que o transporte sempre cresca com o intuito de melhorar essa tal circulação.

O fluxo de pessoas dentro de um país gera muitos capitais. É através do capital onde é feita as negociações entre as pessoas.

O processo de globalização é bem antigo. As instituições que fiscalizam e distribuem essa economia toda, são respectivamente: FMI (Fundo Monetário Internacional), o BC (Banco Central), ONU (Organização das Nações Unidas), dentre tantos outros.

A globalização não é um processo novo, a cada etapa de expansão do capitalismo, nós assistimos uma nova etapa da globalização. Hoje a globalização é muito peculiar. A globalização tem aspectos culturais, sociais, econômicos. O processo é misturado, mas para nível didático, nós separamos as coisas para um melhor estudo.
A globalização pode ser considerado algo americanizado ? Por um lado, até que sim. O modelo da nossa sociedade se faz através do consumo. O consumo é, teoricamente,a base da nossa realização pessoal e psicológica.


Sobre o ponto de vista econômico, a globalização é a forma de conquistar novos mercados. Através da Internet, das redes de celulares, podemos fazer coisas incríveis. A tecnologia avançou tanto que, acredito que houve uma certa revolução.


A quantidade de ações e investimentos, o avanço industrial, fez com que a globalização crescesse significantemente. As indústrias antigamente, não eram como é hoje. Atualmente, a indústria tem um capital que pode circular pelo mundo. Ela procura locais onde seu custos de mercado fiquem maior. Curiosamente, os blocos econômicos são outros fatores que ajudam para que o dinheiro se mova.

A terceira Revolução Industrial (também conhecida como Revolução Técnica Científica Internacional), criou técnicas e conhecimentos feitos para que a informatização aumentasse. O Neoliberalismo vai criar as questões políticas. Sem dúvida a globalização não estaria como hoje é, se não fosse por causa do governo de Ronald Reagan. Foi através dele, que o discurso neoliberal se espalhou, se expandiu. A redução do protecionismo, a redução das fronteiras, das barreiras. O neoliberalismo é contra o Estado. Quanto menor a intervenção do Estado é melhor. Segundo os neoliberalismo, eles são contra a forte massa crescente de circulação de bens do governo.

Essa expansão foi espalhada principalmente pela América Latina. O discurso neoliberal prega o fim do protecionismo. Eles defendem o Estado Mínimo, ou seja, o processo de globalização deve ser intervido por grandes empresas e não, pelo o Estado. Para eles, o estado é corrupto, ineficiente. A globalização é regastar as ideias clássicas do neoliberalismo.

Esse é um breve resumo que demonstra de uma forma clara e simples, essa tal globalização do qual nós vivemos hoje.

Para maiores informações, confira o vídeo explicativo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !!!