Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fila já é grande para os lançamentos dos novos produtos da Apple

São Paulo — A Apple convocou a imprensa do mundo todo para o lançamento de seusnovos produtos nesta terça-feira. Ainda nem se tem certeza do que deve ser lançado, mas já tem gente acampada na porta de sua principal loja, em Nova York, para garantir seus novos produtos, relata o Apple Insider.
Os rumores mais fortes (quase certos) são de que a empresa mostrará um modelo de menor custo doiPhone, o 5C, que deve estar disponível em várias cores, e o iPhone 5S, novo topo de linha da empresa.
Desde o iPod, os lançamentos da Apple costumam levar hordas de fãs às portas de suas lojas, fomando filas, acampamentos e tumultos dignos de shows de rock. Desta vez não deve ser diferente.
O site Apple Insider, especializado nas notícias da maçã, esteve na sexta-feira (96 horas antes do evento) em frente à principal loja da Apple e já encontrou gente acampada no local. Dois jovens com cadeiras de praia identificados como Joe e Brian eram os primeiros da fila. “Checamos a previsão do tempo e viemos”, disseram.
O mercado espera que os produtos que serão lançados na terça só estejam disponíveis nas lojas no dia 20. Mas isso não desanima os rapazes. “Vamos esperar”.
Outros dois rapazes também já estavam na fila, mas com uma missão diferente. Funcionários de uma empresa chamada Sell Your Mac, eles vestiam camisetas de seus empregadores e pareciam estar na fila só para promover a empresa, que compra aparelhos Apple usados.

Reportagem de Renato Santiago da Revista EXAME

MEC divulga hoje resultado do Enade

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (9) pela internet o resultado preliminar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012 às instituições de educação superior. As entidades terão acesso ao Conceito Enade e à informações sobre o cálculo no e-MEC. Elas poderão se manifestar até o dia 15 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 23.
O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. As instituições poderão acessar informações sobre o curso e a área avaliados em 2012, além de respostas do questionário do estudante sobre infraestrutura e organização didático-pedagógica.
Em 2012, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

Via Agência Brasil

OPINIÃO - Exército Brasileiro me decepcionando ao cantar Show das Poderosas (da Anitta)



"A cultura vai perdendo seu verdadeiro valor, a partir do momento em que esses chamados hits de sucesso instantâneo vão se instaurando em nossas vidas e, tirando toda a tradição e os verdadeiros costumes daquilo que a boa letra e a boa melodia nos ensina." - Raimundo Machado 


Morre o ex-integrante e baixista Champingon da banda Charlie Brown Jr.

Morreu na madruga desta segunda-feira, o músico Luiz Carlos Leão Duarte Junior, popularmente conhecido como Champignon. Ele foi encontrado morto em sua residência na zona sul de São Paulo com um tiro na boca, de acordo com informações da imprensa.

Champignon era amigo fiel de Chorão (vocalista da banda Charlie Brown Jr, da qual fazia parte como baixista).

Os vizinhos disseram ter ouvido os tiros e, partindo daí, resolveram chamar a polícia para averiguar os fatos.

Foi apreendido no local uma pistola calibre 380. Os policiais acreditam na hipótese de que o artista teria cometido um ato de suicídio.

Fãs e amigos de Champignon estão inconformados com a situação e encontram-se agora fazendo o sepultamento desta celebridade tão querida que, infelizmente, foi embora precocemente.


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O jornalismo na era da convergência

COMPARTILHANDO !!!

Retirado do Blog da Intelecto Comunicação


Acompanhei de perto o trabalho que o Mídia Ninja fez nas manifestações de junho/julho no Rio de Janeiro e vi a importância da sua cobertura. Assisti a coragem desses jovens, dispostos a fazer um relato em tempo real das ações violentas de nossa polícia. Como tantos brasileiros, vi inúmeras mentiras oficiais serem desmentidas por reveladoras imagens geradas pelo Mídia Ninja.

Também foi fantástico ver como a grande mídia teve sua parcialidade exposta pelo simples contraste com a cobertura em tempo real dos ninjas.

Em grande parte o Mídia Ninja é consequência de dois fatores que se somam para construir a mais radical transformação que se abate sobre a mídia tradicional.

De um lado, o cenário de convergência tecnológica vai tornando a internet um ambiente multimídia que fagocita as demais mídias. A inerente interatividade da internet coloca em xeque os modelos unidirecionais da grande mídia. E, ao mesmo tempo, embora não elimine as assimetrias entre grandes grupos econômicos e pequenas experiências colaborativas, a internet permite que todos possam postar seus próprios conteúdos, ameaçando o oligopólio da grande mídia. Essa parece ser a lição que a bancada do Roda Viva não entendeu.

De outro lado, esse cenário de convergência expôs de uma maneira inevitável os problemas de gestão das empresas familiares que controlam a mídia no Brasil. Com a convergência não é mais possível jogar a sujeira para baixo do tapete e vai ficando cada vez mais evidente que quase todos os grandes grupos de mídia do Brasil estão na bacia das almas, falindo, vendendo patrimônio e diminuindo de tamanho.

É nesse contexto que surgem o Mídia Ninja e diversas outras experiências de mídia colaborativa.

Euforia

Mas há que se controlar a euforia. O Mídia Ninja não é a resposta para todos os problemas gerados pelo oligopólio da grande mídia. Eles não são nem mesmo a resposta completa para o desafio de construirmos um jornalismo realmente democrático. Aliás, seria muito injusto cobrar-lhes algo desta envergadura.

Há pelo menos dois grandes desafios que o modelo de jornalismo do Mídia Ninja não consegue responder.

Quando eu ainda ouvia rádio FM, lembro que uma estação jovem do Rio de Janeiro fazia entrevistas na rua com perguntas estapafúrdias como o que o entrevistado achava do efeito estufa como critério de desempate na Copa do Mundo. E as falas postas no ar mostravam pessoas levando a sério aquelas perguntas e buscando oferecer respostas igualmente sérias. Minha hipótese é que o mundo tem ficado cada vez mais complexo, há cada vez mais informação disponível e a grande maioria é totalmente irrelevante. Encontrar sentido nessa barafunda não é tarefa simples.

A grande mídia nasceu e cresceu nos vendendo um serviço de construção de sentido nessa massa crescente de informações. Claro que o sentido que nos vendem traz embutido uma profunda orientação ideológica. Nem poderia ser diferente.

Ora, uma mídia democrática não deveria nos imputar um sentido único para os fatos. Mas, tampouco, poderia abrir mão de tentar construir sentidos possíveis. O jornalismo não pode abdicar do seu papel socialmente relevante de construir cenários, analisar contextos, propor alternativas e sugerir nexos causais. E isso a simples cobertura em tempo real não nos fornece. Muita informação sem contexto pode acabar sendo informação nenhuma
.
A grande mídia também cumpriu um importante papel de construir pautas coletivas, que orientassem o debate na sociedade. Novamente, esse serviço vem acoplado com uma visão de mundo conservadora, quando não reacionária. Mas não devemos jogar o bebê fora junto com a água suja. Essa massa de mídias pode ser muito democrática, mas também pode nos empurrar para um mundo de hiperfragmentação ou, pior, de segmentação por nichos de mercado. Assim, militantes ambientalistas consomem apenas informações sobre meio ambiente enquanto fãs do BBB sabem cada vez mais sobre seu reality show favorito e cada um se isola no seu universo informativo.

Sem negar a conquista da interatividade e da oferta de informações segmentadas, resta o desafio de saber como construir pautas coletivas a partir de um jornalismo democrático e colaborativo.

Hipocrisia

De uma hora para outra, um bando de jornalistas passou a estar muito preocupado com a origem dos recursos do Mídia Ninja. Esses mesmos jornalistas jamais levantaram sua voz para criticar os empréstimos de pai para filho que sucessivos governos fizeram à grande imprensa brasileira. Ou ao fato da TV Globo ter surgido a partir de dinheiro recebido ilegalmente, vindo da norte-americana Time Life. Ou de como políticos lotearam entre si as outorgas de TV em boa parte do país. Ou ainda à venda de 30% da Abril para o grupo de mídia que deu sustentação ao apartheid sul-africano. Seu obediente silêncio de antes contrasta com o falatório de hoje para demonstrar o tamanho de sua parcialidade em favor de seus patrões.

Por outro lado, há tempos militantes da cultura criticam o Circuito Fora do Eixo (berço do Mídia Ninja) pela suposta contradição entre seu discurso em busca de alternativas para a produção cultural e sua dependência dos mecanismos de renúncia fiscal e dos editais estatais. Esse me parece ser um debate fundamental, não apenas no que se refere ao Fora do Eixo, mas, de uma forma mais ampla, para sermos capazes de entender como o fomento influencia a cultura produzida.

Fonte: OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

Bom Dia Ceará divulga dados sobre segurança pública e assassinatos

O Bom Dia Ceará divulgou, por alto, uma informação chocante:

"Em todo o Estado, percebe-se um alto crescimento no número de assaltos, homícios e assasinatos. Só para constatação técnica e apurada por nossa produção, já passamos de 10,9 assassinatos diários que, muitas vezes, são omitidos de modo inconsequente pelo Governo do Estado".

A preocupação agora vai: Quando matarem algum ente seu querido, você irá se importar né ? Então, vamos se importar na hora de votar e, na hora de manifestar-se em praça pública. Pois, temos toda a liberdade de expressão e direito de exigirmos leis e seguranças mais severas. Estou errado ?

#TenhoDito !!!

Greve dos professores do Rio de Janeiro já completam oito dias

No Rio de Janeiro, a situação tá cada vez pior nas ruas. Professores das redes de escolas públicas do estado e da capital manifestam-se (com razão), há exatamente oito dias no estado. Segundo a Seeduc (Secretaria Estadual de Educação), nenhum aluno está sendo prejudicado pois, a quantidade de professores ausentes nas instituições é baixa conforme levantamento apurado pelo órgão.

Uma decisão publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, foi criada pela prefeitura do Rio com o intuito de estudar e elaborar o plano de cargos, carreiras e remunerações dos servidores da educação.

Os servidores reivindicam [como sempre] por aumentos salariais, por melhorias nas condições de trabalho e, por um plano de carreira unificado e eficiente. Já foi reajustado uma taxa de 8 % para os profissionais. Entretanto, a "classe" pede 19 % [será que é demais ? Na minha opinião, não.  Acho JUSTO].

Em comunicado oficial, a Seeduc disse que está aplicando falta aos servidores que não estão comparecendo às escolas e informou que, ao completar dez dias de paralisação, o governo pode encaminhar o processo de demissão dos professores faltosos à Secretaria de Planejamento e Gestão.

A coordenadora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Wilia Alcântara, informou que a categoria tem uma reunião agendada para a próxima segunda-feira (19) com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, para discutir a ameaça de demissão.

"Nós sinalizamos que estava errado colocar o código 30 [falta]. A greve é legítima, foi decretada em assembleia. O sindicato informou ao governo sobre a assembleia. Portanto, não cabe demissão. A greve é um direito do trabalhador".

De acordo com a coordenadora, os professores irão ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio, na tarde de hoje (16), para tentar uma audiência. "Nós esperamos que alguém nos receba para nos dar uma informação oficial", disse a sindicalista.

Ainda não foram encontradas respostas da Secretaria Municipal de Educação com relação às greves dos professores.


Vai entender !!!!

Esse vídeo já está circulando há alguns dias nas redes sociais.

Cá estou, até agora, tentando entender como uma professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), consegue usar um "palavriado" tão forte, sujo e feio. Sinceramente, ela não representa a classe em que atua. Sua atitude para mim, é uma atitude errada. Tento ainda entender essas leis que nunca são cumpridas. Porque isso mostra completamente um desrespeito (desacato) às autoridades públicas.

Quem não viu, vai ver. E quem já viu, VAI VER DE NOVO.

Tirem suas próprias conclusões




sábado, 22 de junho de 2013

As férias chegaram.....

É meu amigos, finalmente as férias chegaram.... Estava precisando de um bom descanso. (risos) !!!

E para movimentar um pouco mais o meu blog, estarei publicando semanalmente no meu instagram e facebook (já que as duas redes são integradas), os melhores momentos da minha tão esperada e aguardada viagem para Los Angeles que se aproxima.

Sim, irei conhecer a Califórnia - Estados Unidos. Pense, era um sonho que sempre tive e agora estarei realizando. Nem estou acreditando... Presente do papai de férias e pelas notas boas que recebi na faculdade  (fico entusiasmado com o poder do papai de me dar presentes bons, hihihi).

E se você pensa que nesta viagem estarei sem companhias, mero engano seu, viu ? hihihi....

Estarei viajando com meu primo Victor. Um primo do qual gosto muito e confio....

As preparações para o voo de embarque já começaram. Fomos convidados por meio da agência de intercâmbios - a Experimento (rede famosa em São Paulo e nas principais capitais do país), para uma reunião sobre os procedimentos básicos de toda viagem internacional. hahahaha... E com aquela forcinha da minha consultora Mara Medeiros, a coisa melhora né ? hahahaha.... Foi muuuuuuuuuito bom ;)

A Mara e o Wellington (o gerente da agência) estiveram super presente desde quando o projeto da viagem estavam apenas nos papéis....

Foram explicados procedimentos alfandegários, endereços de residência e escola e outros blá blá blá que todo mundo costuma receber.... E claro, pais e familiares dizendo que vão me vigiar e vigiar também o meu primo, mesmo nós sendo pessoas adultas (maiores de idade)... kkkkkk

A viagem será no dia 29 agora deste mês (isto é, FALTA 7 DIAS - 1 SEMANA -  pro embarque).

Optamos por viajar por meio de TAM-American Airlines e, quando chegarmos em Los Angeles, pegaremos um Shuttle ao invés do transfer oferecido pela escola. Aí, meu querido leitor, você me perguntar, porque optamos por isso. Simples: O Shuttle é uma espécie de uma van (que poderá ser coletiva - por meio de rota ou individual).... Depende muito, do tipo de negociação que você fizer com a empresa que oferece esse serviço e, para qual finalidade você irá utilizar. Então, achamos que o Shutlle era suficiente pro nosso bolso (orçamento).

Enfim, fiquem ligadinhos no blog pois, sempre trarei uma novidade e claro, as fotos no meu Instagram (@raimundomaneto).... Me sigam ;)

Era isto então.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Preocupada, Excelentíssima Dilma ??

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, está preocupada com a tamanha repercussão dos protestos pelo País na imprensa internacional.

Decidida a mudar de modo severo a segurança pública da nação, Dilma esteve reunida na manhã de hoje (21), juntamente com todos os ministros, para tentar aliviar a pressão e a sua má imagem até o presente momento.

Depois de ser vaiada em rede nacional na abertura das Copa das Confederações, a presidenta ainda corre riscos de não poder mais ter o país da qual representa, como sede do Mundial de 2014 (segundo informações do portal UOL).

Ainda segundo as apurações que foram feitas pela redação da UOL/Folha, o leitor assíduo percebe que Dilma não para de assistir as manifestações dentro do Palácio do Planalto.

Acredito que há motivos de sobra para se preocupar realmente com a situação pois, a polícia está jogando sprays de pimenta, gás lacrimogênio, lasers etc para tentar transtornar o "evento".

Agora, mais do que nunca, quero reiterar algo que já disse nas redes sociais. A Fifa está de olho e observando tudo. A Inglaterra já tem grande chance de conquistar algo que ela tanto queria e perdeu (a vaga da Copa de 2018, da qual a Rússia foi a campeã ou ainda, a de 2014, caso a segurança não seja melhorada).

Não dá para ficar parado. A última vez que os jovens foram as ruas para protestar de modo tão violento e pacífico foi em 1968. Tem gente adulta apoiando os adolescentes de hoje. E isso é bonito de se ver e acho justo a opinião de cada um.

O problema que quero debater é: Por que não reivindicam preço da Gasolina que está caríssima ? Por que não vão atrás de outros direitos ainda não conquistados ? Por que insistem em ser contra a corrupção, corrupção essa que em sua grande maioria foi feita durante governos petistas ?

Será que foi só no período PT que houve desvios de dinheiro ?

Façam essa reflexãozinha gente. É só isso que peço.

Não, nunca é tarde para manifestar-se, para pedir os direitos de uma democracia. Mas, a democracia deve ser feita de forma civilizada e com ética. Porém, não é isso que estamos vendo na imprensa.

Fica aqui minhas sinceras palavras para o assunto.

Se alguém quiser expor sua opinião, aviso que o espaço está EM ABERTO.