Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fotógrafo do jornal O POVO é homenageado após cair de edifício em Natal-RN

Lamentável a perda do grande colega de profissão, André Salgado Sampaio.

Fiquei sabendo da morte na tarde de ontem (domingo - 26/05) e, obviamente, meu estado ao receber a notícia foi de estremo choque.

Na manhã desta segunda-feira, parentes e amigos de André prestaram homenagens dentro da Faculdade 7 de Setembro - FA7 - instituição esta da qual o fotógrafo e aluno de Publicidade fazia parte.

André tinha acabado de completar seus 24 anos de idade, era considerado um jovem alegre, sorridente e de espírito criativo, inovador e que amava sua profissão.

O corpo do jovem já foi velado. Sepultamento ocorrerá amanhã no Parque da Paz.

Imprensa local já noticiou o fato.

Outros detalhes no Portal G1 - Ceará.

OBS: Meus sinceros sentimentos à toda a família de André por essa perda tão precoce do garoto.

CIRCULANDO. Feira Nacional de Moda acontece até dia 29 no Centro de Eventos do Ceará

Está sendo realizado no Novo Centro de Convenções e Eventos do Estado do Ceará até o dia 29 deste mês, a Feira Nacional das Indústrias de Moda - Fenin Nordeste 2013. A edição chegou à Capital na tarde desta segunda-feira (27), trazendo marcas consagradas do ramo da moda nacional.

A Feira já está há 18 anos atuando e, trazendo para os lojistas de todos o país, tendências que são sinônimos de sofisticação e qualidade, no que diz respeito aos modelos de roupas apresentados.

Estive presente no lançamento do evento, ao lado da consultora de moda e imagem, Juliana Brito e juntos, conversamos com Ademar Brumatti Jr - diretor e criador da marca Cobra D'água. 

Para quem não conhece essa marca, ela nasceu no Espírito Santo e, está completando 25 anos de estrada. Com um estilo jovem, ousado e com uma "pegada" pensada "a beira do mar", Ademar afirma que está vendendo o seu produto em todos os estados deste imenso Brasil e que, a demanda de suas mercadorias atinge em torno de mais de 1.800 cidades e, com uma média de 800 itens por coleção sendo, quatro coleções ao ano.

A Assessora de Imprensa da Feira, Cibele Couto, informou em uma curta entrevista ao meu blog, que a Handara, a Cobra D'água e a Sawary são as marcas âncoras da Feira e, promete animar o CCE até o fechamento desta edição que, pela primeira vez, chega ao cenário nordestino.

Ainda, segundo Cibele, a expectativa é de trazer outras marcas conceituadas, na medida do tempo, para serem apresentadas à nossa Fortaleza. Vamos aguardar !!!

E MAIS:

Loja Virtual: www.cobradagua.com.br - Confira lá, tem muita coisa legal e com preços incríveis.

Os clicks estão no meu instagram (@raimundomaneto), Facebook e Twitter.

Agradecimentos especiais: Bruna Hissae (Misasi Comunicação - SP), Gustavo Bastos (pelo excelente atendimento prestado) e Karla (Gerente de Marketing da Cobra D'Água).


segunda-feira, 20 de maio de 2013

#ÚLTIMAS - 20/05


1) Presidente Dilma Rousseff declarou que se sente orgulhosa com o país e com as obras que estão sendo feitas dentro das cidades-sede da Copa do Mundo. Além disso, ela continuou dizendo que o momento de discutir a seca está na sua lista de preocupações, mas que há outros compromissos a fazer. (Informação diretamente de Pernambuco)


2) Hackers chineses voltaram a atacar computadores de empresas e de agências governamentais nos Estados Unidos.  E, faz ao menos, três meses que um grupo similar roubou informações e dados corporativos de militares.

O presidente do país, Barack Obama, havia acusado o governo chinês de contratarem a invasão.


3) O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, possui o segundo maior índice de aprovação pelos usuários, segundo informações da Secretaria de Aviação Civil e, chegou a vencer 5 categorias: disponibilidade de táxis e internet wi-fi.


4) Mais uma pessoa morreu vítima do incêndio em Santa Maria – RS – e, mais 4 pessoas seguem em estado de internação. O número atual e oficial de pessoas que faleceram neste episódio dramático e que chocou o país é de 242 mortos.


5) O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), está se reunindo na tarde desta segunda-feira (20) ainda para resolver o caso do escândalo do Mensalão. Os
detalhes estão nas páginas principais de notícias do país.


6) O Corinthians comemora a vitória de campeão do Campeonato Paulista e, já lança vídeos onde seus patrocinadores mostram o personagem Zizão fazendo paródias de comerciais famosos da Caixa Econômica Federal. (Via www.pop.com.br)

Acompanhe tudo pelas minhas redes sociais pois, você já sabe né ? Aqui a notícia não para.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jornalismo em Contexto foi um sucesso

Aconteceu na noite de ontem (14), por volta das 20 horas, um evento promovido pela Faculdade 7 de Setembro em parceria com o Diário do Nordeste e a Tribuna Band News FM.

Os palestrantes convidados foram: Inácio Aguiar (Editor-chefe do Diário Plus - conteúdo exclusivo para assinantes que possuem plataformas mobiles) e Jocasta Pimentel (Jornalista formada pela PUC e que atua como repórter há 3 meses na emissora).

Os convidados explicaram as novas tendências do mercado cearense e suas expectativas em relação ao que fazem dentro de seus respectivos locais de trabalho.

Foi um encontro muito bacana e, inclusive, estavam presentes no evento: Samuel Asafe (excelente estagiário da Band News) e Ariella de Sá (filha do Tony de Sá - um dos maiores locutores do Norte/Nordeste / diretor da Rede Liderança)

Era isto então.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

CIDADE DO MEDO ?


O que esperar de uma cidade que não tem uma estrutura de segurança adequada e ao nível dos padrões internacionais? Só o que temos é que lamentar. O fato está comprovado e não tem como fingirmos que a violência na Capital não é uma realidade do nosso cotidiano.

As pesquisas revelam um acréscimo no número de homicídios, segundo informou a Polícia Forense do Estado. Campanhas nas redes sociais não param de ser colocadas no ar, mas, pelo visto, somente agora o Governo do Estado resolveu investir quase 70 milhões de reais para a Segurança Pública. Será que isso é pouco ou será que é muito? Por que somente agora esse investimento? Quer dizer que antes não havia essa necessidade? E como ficam os sistemas de segurança que não possuem tecnologia avançada e muito menos com estruturas exigidas pela FIFA e demais órgãos de responsabilidade social/pública?

É vergonhoso termos que eleger, a cada quatro anos, políticos que só decidem agir perto das eleições, mas que no final só resulta em promessas, pois não executam o que tanto falaram. E o pior: A maior parte dos policiais não têm preparação técnica, psicóloga e, muitas vezes, físicas para comandar e controlar toda a bandidagem que está “correndo a solta”.

Somos a 15º cidade mais violenta do mundo, pois apenas no primeiro quadrimestre deste ano tivemos 873 homicídios. Isso é um número chocante para mim, para a população, para todos!

Se ações drásticas não forem tomadas com urgência, ficaremos perdidos e mais pessoas serão vítimas dessa bandidagem e ladroagem toda, desculpem-me a sinceridade, mas não estou falando nada além do que a verdade.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dia do Cartógrafo - Entrevista com Paulo Thiers.



O dia 06 de maio, embora seja um dia comum para muitos, és de grande valia para os profissionais da Geografia. Isto porque justamente na data de hoje, os cartógrafos são homenageados por sua paixão de “fazer” mapas. A Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) escolheu esta data devido ao fato de que no final de abril do ano de 1500, um astrônomo - da frota de Pedro Álvares Cabra - conseguiu determinar a latitude da Baía de Cabrália, atual Porto Seguro.
Com o avanço das tecnologias, os cartógrafos conseguiram fazer com que os mapas ficassem mais modernos com o auxílio de equipamentos criados especificamente para o ramo.
A cartografia é uma especialidade da engenharia, que detém as técnicas de processamento, visualização e análise obtidas por meio de observações da superfície terrestre. Com base em informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, densidade populacional e demografia, o engenheiro cartógrafo elabora mapas de cidades, países e continentes, plantas topográficas, cartas náuticas, aeronáuticas e de navegação aérea ou marítima.
A profissão de engenheiro cartógrafo é das mais antigas, tendo suas origens em 1810, segundo registra os documentos históricos da época.
O professor Paulo Roberto Thiers da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o responsável pelo setor de Geografia da Universidade. Especializado na área de Cartografia, ele nos explica melhor sobre o assunto:
[RM] - Como você avalia a evolução dos mapas? Com o apoio de GPS e demais equipamentos, torna-se mais fácil de desenhar este instrumento tão importante para a Geografia?
[Paulo Thiers] - A evolução das ciências e técnicas para a produção da informação foi extraordinária, até pelo recorte temporal: 35 anos, aproximadamente. E, ressalte-se, que hoje é mais rápido, preciso e, relativamente, o custo para mapeamento é menor.
O desenvolvimento de tecnologias como GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global), conjuntamente com outras tecnologias, como a poderosa ferramenta para produção de sistemas de informações (SIG) e a técnica de sensoriamento remoto, utilizada para a extração de informações sobre imagens orbitais, obtidas por modernos sensores com altíssimas resoluções espaciais e espectrais (sensores hiperespectrais). A topografia utiliza sistemas robóticos e varreduras a laser para a produção de mapeamentos com alta acurácia, com pouca intervenção humana nos comandos operacionais, em campo.
[RM] - A Sociedade Brasileira de Cartografia tem alguma ligação com o IBGE? Como vocês atualizam os dados com estes órgãos?
[P.T] - O IBGE tem prestado inestimáveis serviços à Cartografia e Geodésia para o desenvolvimento desse país, ao longo de muitos anos: não se faz desenvolvimento sem os alicerces da cartografia e geodésia. Não se constrói: rodovia, sistema de abastecimento de água, eletrificação, metrô e nem um edifício, sem bases cartográficas confiáveis.
[RM] - O curso de Cartografia em nível nacional é pouco procurado por quais motivos?
[P.T] - Existem poucos cursos de Engenharia Cartográfica no país, como poucos são os cursos de Engenharia de Agrimensura. Há consenso de que os dois cursos devam ser fundidos, vista de que têm currículos com algumas semelhanças. É razoável.
[RM] - Há quantos anos você atua nessa profissão?
[P.T] - Estou formado desde 1981, com experiência na área de cadastro fundiário, sensoriamento remoto, topografia e posicionamento terrestre com GNSS. Na docência, desde 1992.
[RM] – Qual a experiência, na Cartografia, tem lhe despertado atenção, atualmente?
[P.T] - As imagens de satélites com altíssimas resoluções espaciais (40cm) obtidas por sensores a altitudes superiores a 700km, e receptores do sistema GNSS (GPS+GLONASS+COMPASS+GALILEO), determinando posicionamentos terrestres com precisão na faixa de 0,3mm, para a produção de informação cartográfica.

domingo, 5 de maio de 2013

Jornalista do DN apoia Roberto Cláudio em seu texto



O que esperar desse trecho da matéria do Diário do Nordeste:

"Pois bem, o pessebista (Roberto Cláudio) resolveu arregaçar as mangas e colocar o bonde nas ruas. Primeiramente, ele anunciou uma medida simples, básica, mas que ameniza a situação de milhares de pessoas na periferia da cidade, que foi a reforma emergencial de posto de saúde no Pirambu. Na quinta-feira, o gestor visitou o equipamento para verificar as condições do local e anunciou as intervenções para ontem."

COMENTÁRIO PARA O TRECHO ACIMA: POIS BEM, COLOCAR OS BONDES NAS RUAS = É MAIS QUE DEVER DO PREFEITO DAR EXPLICAÇÕES À POPULAÇÃO

"Luizianne Lins disse que ia averiguar tudo". COMENTÁRIO 2: Ótimo ex-prefeita de Fortaleza, faça isso mesmo, mas seu governo também foi péssimo."

RESUMINDO: Como ser imparcial nesse caso ? Sem defender nenhum partido e com uma linguagem universal sem ferir ninguém. Difícil, hein ? Nesse caso, acho que o jornalista do DN gosta do RC


LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

#Vai entender !!!!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

World Wide Web completou 20 anos na terça-feira (30 de abril)

O famoso World Wide Web (www) entrou para o domínio público há exatamente 20 anos (comemoração foi na última terça). E, para aqueles que costumam guardar fatos históricos, clique AQUI e você terá a primeira página que foi divulgada como parte do projeto Restoring the first website

Muito interessante e recomendadíssimo para os que gostam de estudar sobre comunicação digital.

Fonte: Blog Gente de Mídia do Jornalista Nonato Albuquerque.

Dia do Trabalho é marcado com tentativa de assalto


O feriado do dia do trabalhador em Fortaleza, não foi tão agradável para as pessoas que estavam trafegando pela Avenida Santos Dumont nas proximidades do Hospital São Matheus. 

Tudo começou quando um homem aparentemente com condições psicológicas fora dos padrões, jogou uma pedra em um carro onde, dentro do veículo atingido, estavam o motorista e mais uma senhora de idade sentada no banco de passageiro.

Essa confusão toda deixou pessoas que estavam próximas ao local, totalmente enfurecidas com a situação. O homem ainda tentou fugir, mas não conseguiu, pois, acabou sendo cercado por uma multidão presente que registrou toda a ação agredindo o criminoso pela sua atitude terrível.

O Ronda do Quarteirão foi acionado e o “assaltante” foi preso com graves ferimentos no corpo. O nome das vítimas e do assaltante ainda não foram divulgados pela polícia.