Perfil

Minha foto
Raimundo Machado de A. Neto, estudante de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro.

domingo, 17 de março de 2013

Cresce o mercado das comunicações.

Assim como os diversos setores de serviços, o mercado de comunicação começou 2013 com expectativas de crescimento. O fato é que o setor de comunicação já registrou um bom aumento nos últimos anos. Somente em 2012 a alavancagem foi de aproximadamente 17% e, para este ano, o otimismo continua nas agências de comunicação, que projetam um crescimento médio de 19%. Os dados fazem parte de uma sondagem realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Parte dessa expectativa está diretamente ligada ao mercado consumidor, que também registrou bons índices nos últimos anos e, com isso, trouxe uma série de novas tendências para todos os setores. Entre eles o acesso do consumidor à informação, que está cada vez mais facilitado, a propagação das redes sociais e o poder de comunicação que esse consumidor exerce sobre determinados grupos. Por isso, a necessidade de monitoramento de imagem das empresas se torna cada vez mais essencial.
Mas não é somente essa questão que incentivou o crescimento do mercado de comunicação. As empresas passaram a agregar novos valores e a verba destinada para a comunicação passou a ser vista como um investimento e não mais como um gasto extra e desnecessário. Além disso, o planejamento estratégico dos negócios também auxiliou nesse processo.

Outra perspectiva importante, e que é vista como uma qualidade do setor, diz respeito ao profissional de comunicação. A experiência que esse profissional carrega permite que ele tenha uma visão abrangente de todos os tipos de áreas, assimilando diversas informações ao mesmo tempo. Esse conceito é visto como uma visão multidisciplinar, cada vez mais imprescindível ao universo dos negócios. Em toda essa esfera, o profissional é capaz de analisar o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e o surgimento de novas tecnologias de informação.
Em se tratando de novas tecnologias, apesar de o tema estar batido, não é possível descartar a influência exercida pelos novos canais de comunicação. As redes sociais, por exemplo, são um meio de comunicação em expansão – mesmo apesar de muitos especialistas já terem apontado a queda de mídias como Facebook e Twitter.

Por isso, 2013 será um ano ainda mais otimista para as agências de comunicação. O trabalho continuará intenso, e torcemos que essas expectativas sigam as tendências de crescimento do ano anterior.

Texto de: Karin Villatore

Fonte: Retirado do Blog da Escola de Rádio

sexta-feira, 15 de março de 2013

O que a mídia e a sociedade pensam sobre Papa Francisco

Jorge Mario Begoglio, o papa Francisco, mal assumiu posse na Igreja Católica e já está recebendo várias críticas pela mídia que em sua grande parte, diga-se de passagem, não deixa de ser manipuladora, crítica e muito severa em busca da verdade.

Mas será que o papa merece ser tratado desta forma, vocês não acham que estão pegando "pesado" com o tal líder do catolicismo? Por que está havendo tantos trocadilhos e piadinhas que, na minha opinião, são de péssimo gosto? Vamos refletir ....

Primeiramente, pela breve e rápida leitura que fiz sobre a trajetória do papa nos cadernos especiais do jornal O POVO, eles abordam muito sobre o fato dele ser considerado um papa simples e humilde. Aí é que está um questionamento que deixarei em aberto para vocês, meus queridos leitores: É capaz de fazer comparações entre o papa emérito Bento XVI e o atual ? É claro que é... Mas o que eles dois trouxeram de tão importante para a Igreja Católica ? Será que eles aumentaram a fé das pessoas ? Será que eles agiram como o falecido João Paulo II fez tão bem e até hoje é lembrado ?

Segundo, achei interessante as colunas da  Folha de São Paulo relatando que o Francisco não apoiou a ditadura dos nossos queridos "hermanos" (risos) e que está sendo difamado por lá. E não para por aí, os jornalistas desse grupo jornalístico ainda abordaram e fizeram um texto até construtivo dizendo que embora haja tantas personalidades, celebridades e líderes de poder no mundo, ninguém supera o poder daquele que serve a Deus e "representa" o sinal da Cruz.

Para encerrar, foi observado em todos os textos:

  • Notoriedade (por se tratar de uma pessoa que é referência mundial)
  • Clareza nas informações
  • Precisão
  • Imparcialidade
  • Historicidade (o caderno abordou os problemas que a igreja católica enfrenta até os dias de hoje e o que espera-se com a chegada de um latino-americano nessa função de extrema importância)
       Etc ....

E tem mais, eu acho que as declarações de um papa que está assumindo agora o poder podem realmente chocar um pouco. Mas sejamos sinceros, nesse ponto eu tenho que concordar.... Ele foi machista ao dizer que: "AS MULHERES SÃO POR NATUREZA INEPTAS PARA EXERCEREM CARGOS POLÍTICOS". Sabe qual a resposta que dou pra isso: OI ???

Por fim, até que os homens passem a enxergar as mulheres de uma nova forma isso vai demorar. Vivemos numa sociedade altamente machista mesmo. Ou esqueceram que as mulheres até certo tempo atrás não tinham direito a quase nada, basicamente cuidar de seu lar. Hein Hein Hein ??

Por hoje é só .....

quarta-feira, 6 de março de 2013

#Rapidinhas

Faleceu o vocalista e músico Chorão da banda Charlie Brown Jr. O grande amigo do cantor, Champignon foi o primeiro a chegar na residência do colega de trabalho. Até o presente momento o Samu e nem a Polícia local sabe ao certo os motivos que levaram o artista ao óbito.

terça-feira, 5 de março de 2013

Morre aos 58 anos o presidente Hugo Chávez da Venezuela, encerrando o famoso "chavismo".



O mundo perdeu nesta semana uma grande personalidade política. Hugo Chávez faleceu no último dia 05 de março na cidade de Caracas, capital da Venezuela, aos 58 anos de idade.

O então presidente do país havia viajado por várias vezes até Havana (Cuba) para submeter-se a cirurgias sérias e profundas. Considerado por muitos por ser um político polêmico e conservador, Chávez fez da América Latina ficar conhecida por seu poder autoritário e de um socialismo moderno para o século XXI.

A imprensa manifestou-se sobre o assunto retratando por meio de imagens e depoimentos históricos, toda a trajetória do presidente e anunciou por meio de conexão ao-vivo/internacional que, as festividades fúnebres serão feitas por meio de um sistema de puro regime de segurança, confessou o vice-presidente Nicolas Maduro.

A doença acabou tomando conta de Chávez e mostrando que infelizmente é impossível evitar determinadas situações. 

Por fim, a presidenta Dilma Rousseff declarou que está transtornada pelo o ocorrido, mas que não deixará de prestar os apoios para o sucessor.